Com o objetivo de incentivar e atrair famílias agricultoras a aderirem ao Programa de Energia Solar para o uso de irrigação e outras tecnologias no campo, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), integrante da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater) vinculada à Sedap, promove muitos eventos que podem reduzir gastos com a energia elétrica e aumentar a produção sem prejudicar o meio ambiente.
A utilização de energia solar é um exemplo, pois ao instalar sistemas de energia solar fotovoltaica na agricultura, os produtos ganham ainda mais valor, o que garante melhora na qualidade de vida no campo. Até o momento, três projetos foram finalizados, sendo dois instalados no assentamento Antônio Conselheiro, em São Miguel de Taipu e o outro localizado no assentamento Nova Vida, em Mogeiro.
Paulo Emílio de Sousa, coordenador regional da Emater, em Itabaiana, afirma que quatro projetos de energia solar fotovoltaica, no sistema ON GRID, já foram instalados. Este sistema é ligado diretamente à rede de energia elétrica, o que garante total atendimento às necessidades das propriedades, e também gera bônus para descontar em outras unidades de consumo dos agricultores. Ao total, cinco projetos estão em processo de elaboração, envolvendo recursos de R$ 170.000,00.
O presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, diz que muitas reuniões são realizadas junto às coordenadorias regionais para discutir e analisar os avanços dos projetos, além de cobrar resultados. Na opinião do presidente, a energia solar é uma excelente alternativa para as famílias agricultoras paraibanas melhorarem a renda e a qualidade da produção. Os projetos contribuem diretamente para o desenvolvimento e ganho de renda no campo, o que melhora as condições de produção e gera mais lucratividade para as famílias agricultoras.
O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explica que a incidência de raios solares na região do Nordeste favorece a utilização de projetos que fazem uso da energia solar. O Brasil inteiro tem grande potencial para a energia solar, mas é o Nordeste, que envolve a Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a região de grande atrativo da energia solar.
O Governo do Estado quer ampliar as oportunidades de geração de postos de trabalho no meio rural. O agricultor que tem interesse de participar do programa deve estar dentro de determinados critérios e se dirigir ao escritório da Emater de seu município com seus documentos pessoais e do imóvel rural, além da declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), e a proposta de viabilidade técnica e econômica.
Fonte: Portal Solar (https://www.portalsolar.com.br).